Agenda

Compras, Precificação, Sortimento e Gestão por Categoria no Varejo
19 agosto de 2025 às 08:30

Data: 19 e 20/08/2025    Horário: 08h:30 às 12h:30 
Nível: 
Intermediário        Modalidade: Online ao vivo

Objetivo: Oferecer uma jornada prática e estratégica para profissionais do varejo supermercadista,desenvolvendo competências em decisões de compras, precificação, sortimento e gestão por categoria, com foco em resultado e experiência do consumidor.

Conteúdo:

Módulo 1 – Inteligência Comercial nas Compras • O papel estratégico do comprador moderno • Curva ABC e abastecimento orientado por dados • Compras programadas x compras emergenciais;

Módulo 2 – Negociação com Fornecedores • Como se preparar para uma negociação eficaz • Tipos de fornecedores e parcerias estratégicas • Gestão de bonificações, prazos e trocas;

Módulo 3 – Calendário de Compras e Sazonalidade • Planejamento anual de compras com foco em sazonalidade • Produtos de ocasião, datas comemorativas e antecipação de demanda;

Módulo 4 – Precificação Inteligente e Margem • Diferença entre preço, custo e valor percebido • Cálculo de markup e composição da margem • Preço emocional e estratégias de proteção de margem;

Módulo 5 – Políticas de Pricing por Categoria • Preços de atração, destino e alto valor agregado • Elasticidade, concorrência e precificação por perfil de loja • Casos práticos: acertos e erros no pricing 

Módulo 6 – Diagnóstico de Sortimento por Loja • Análise de perfil regional de consumo • Mix de produtos: giro, margem e sortimento estratégico • Como interpretar dados de venda para ajustar o mix;

Módulo 7 – Exclusão e Introdução de Produtos com Base em Indicadores • Critérios para entrada de novos produtos • Políticas de exclusão e gestão do espaço • Como reduzir o estoque parado com inteligência;

Módulo 8 – Layout, Exposição e Influência na Compra • Layout estratégico por comportamento de compra • Gôndolas, ilhas e pontos extras com propósito • A experiência do cliente como fator de conversão;

Módulo 9 – Gestão por Categoria na Prática (GC) • Conceito de papel das categorias: destino, conveniência, rotina, impulso • Métricas de performance e rentabilidade por categoria • Como transformar dados em decisões no GC;
Módulo 10 – Análise Integrada e Tomada de Decisão por Indicadores • Leitura de relatórios de venda, margem e perdas • Tomada de decisão orientada por indicadores • Painel de gestão visual e metas por setor.

Instrutora:Alírio Couto - Profissional experiente com mais de 15 anos de atuação em diversas áreas, como Gestão de Negócios, Gestão de Pessoas, Gestão de Produtos, Operações e Gestão Empresarial. Acumulei vasta experiência no setor de Compras e Operações no segmento de Varejo e Atacado Alimentar. Possuo grande paixão por treinamento e desenvolvimento de pessoas, com histórico de impulsionar e inspirar colaboradores nas empresas em que atuei.   


Investimento: R$ 295,00(por aluno) – Associado AMIS

 PORTAL AMIS - INSCRICAO

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080