Agenda
Data: 19 e 20/08/2025 Horário: 08h:30 às 12h:30
Nível: Intermediário Modalidade: Online ao vivo
Objetivo: Oferecer uma jornada prática e estratégica para profissionais do varejo supermercadista,desenvolvendo competências em decisões de compras, precificação, sortimento e gestão por categoria, com foco em resultado e experiência do consumidor.
Conteúdo:
Módulo 1 – Inteligência Comercial nas Compras • O papel estratégico do comprador moderno • Curva ABC e abastecimento orientado por dados • Compras programadas x compras emergenciais;
Módulo 2 – Negociação com Fornecedores • Como se preparar para uma negociação eficaz • Tipos de fornecedores e parcerias estratégicas • Gestão de bonificações, prazos e trocas;
Módulo 3 – Calendário de Compras e Sazonalidade • Planejamento anual de compras com foco em sazonalidade • Produtos de ocasião, datas comemorativas e antecipação de demanda;
Módulo 4 – Precificação Inteligente e Margem • Diferença entre preço, custo e valor percebido • Cálculo de markup e composição da margem • Preço emocional e estratégias de proteção de margem;
Módulo 5 – Políticas de Pricing por Categoria • Preços de atração, destino e alto valor agregado • Elasticidade, concorrência e precificação por perfil de loja • Casos práticos: acertos e erros no pricing
Módulo 6 – Diagnóstico de Sortimento por Loja • Análise de perfil regional de consumo • Mix de produtos: giro, margem e sortimento estratégico • Como interpretar dados de venda para ajustar o mix;
Módulo 7 – Exclusão e Introdução de Produtos com Base em Indicadores • Critérios para entrada de novos produtos • Políticas de exclusão e gestão do espaço • Como reduzir o estoque parado com inteligência;
Módulo 8 – Layout, Exposição e Influência na Compra • Layout estratégico por comportamento de compra • Gôndolas, ilhas e pontos extras com propósito • A experiência do cliente como fator de conversão;
Módulo 9 – Gestão por Categoria na Prática (GC) • Conceito de papel das categorias: destino, conveniência, rotina, impulso • Métricas de performance e rentabilidade por categoria • Como transformar dados em decisões no GC;
Módulo 10 – Análise Integrada e Tomada de Decisão por Indicadores • Leitura de relatórios de venda, margem e perdas • Tomada de decisão orientada por indicadores • Painel de gestão visual e metas por setor.
Instrutora:Alírio Couto - Profissional experiente com mais de 15 anos de atuação em diversas áreas, como Gestão de Negócios, Gestão de Pessoas, Gestão de Produtos, Operações e Gestão Empresarial. Acumulei vasta experiência no setor de Compras e Operações no segmento de Varejo e Atacado Alimentar. Possuo grande paixão por treinamento e desenvolvimento de pessoas, com histórico de impulsionar e inspirar colaboradores nas empresas em que atuei.
Investimento: R$ 295,00(por aluno) – Associado AMIS