Consumo nos supermercados mineiros cresce 2,82% no 1º semestre
04/08/2025 às 14:25

A demanda dos consumidores nos supermercados de Minas Gerais cresceu 2,82% no primeiro semestre de 2025, em relação ao mesmo período do ano passado. É o que aponta o Índice de Consumo dos Lares Mineiros, referente a junho, pesquisa mensal realizada pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS). 

Na comparação com junho de 2024, também houve aumento na procura, com expansão de 2,30%, segundo a pesquisa. O Índice de Consumo dos Lares Mineiros é deflacionado pelo IPCA/IBGE e monitora a movimentação dos consumidores em supermercados de todos os portes, em todas as regiões do estado. 

Na comparação entre junho e maio deste ano, o resultado foi negativo, com queda de -3,86% na média geral das empresas. “Tradicionalmente, o mês de junho apresenta esse comportamento em nossa pesquisa, exceto se houver alguma ocorrência muito atípica de diminuição do consumo em maio, que represente uma base baixa de comparação”, explica o presidente executivo da AMIS, Antônio Claret Nametala. 

Como não há uma sazonalidade relevante que altere significativamente a demanda nesse mês, o setor considera normal a redução observada em junho, atribuída a alguns fatores. “Um dos motivos é o calendário: junho tem 30 dias, contra 31 em maio, o que eleva a base de comparação. Por outro lado, os produtos mais procurados em junho — os juninos — não representam um valor agregado suficiente para impactar fortemente os índices de consumo”, pondera Claret. 

Ele ressalta, no entanto, que o crescimento observado no semestre, em relação ao mesmo período de 2024, está de acordo com as projeções do setor para 2025, que estimam uma expansão de 3,30% para o ano. “É uma expansão consolidada da demanda, sem grandes elevações, mas também sem indicar motivos de preocupação até o momento. O estado apresenta um ambiente econômico favorável, com uma taxa de desemprego baixa, portanto, acreditamos em um segundo semestre ainda melhor do que o primeiro”, projeta o executivo da AMIS. 

Variação regional -Em todas as regiões do estado, a pesquisa aponta retração no consumo em junho, em relação a maio. A redução mais acentuada ocorreu no Norte/Noroeste (-4,46%), e a menor foi registrada no Centro-Oeste (-3,25%). 

Setor inaugura 26 lojas  

Também no primeiro semestre, o consumidor mineiro ganhou mais opções de compras no setor supermercadista mineiro. Em todas as regiões do estado e incluindo os diversos formatos, foram inauguradas 26 lojas. Juntas, elas geraram 2.915 empregos diretos. As projeções da AMIS para este ano são de 80 novas unidades em todo o estado.  

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080