O Assaí Atacadista reportou resultados financeiros do 2º trimestre deste ano com faturamento que chegou a R$ 21 bilhões (+7,2% vs. 2º trimestre de 2024), puxado principalmente pelo desempenho do parque de lojas convertidas de hipermercados, que segue em processo de maturação.
O lucro líquido atingiu R$ 219 milhões - pós-IFRS16 (International Financial Reporting Standard 16 - norma contábil internacional), alta de 78% em relação ao mesmo período do ano anterior.
No acumulado do semestre, o lucro foi de R$ 336 milhões (+83,6% vs. 1º semestre de 2024 - pós-IFRS16.
O EBITDA Pré-IFRS16 ajustado somou R$ 1,1 bilhão (+11,8%), com margem de 5,7%. Este é o melhor resultado para um segundo trimestre desde 2021, reforçando os ganhos de rentabilidade da Companhia.
“O resultado mostra que seguimos focados em crescer com disciplina e reduzir a alavancagem. Além disso, no trimestre, fomos reconhecidos como a marca mais valiosa do varejo alimentar no Brasil por três importantes rankings nacionais (Interbrand, Brand Finance, TW20+InfoMoney). Esse reconhecimento histórico reflete a força do Assaí e reforça nossa liderança”, avaliou o CEO Belmiro Gomes.
O Assaí avançou também na gestão de custos. Mesmo com a ampliação dos serviços nas lojas – hoje, 224 unidades contam com caixas de autoatendimento, um avanço já que no mesmo período de 2024, eram sete lojas com o serviço –, as despesas seguiram sob controle. Isso contribuiu para o ganho de margem e para a geração de R$ 2,7 bilhões em caixa livre nos últimos 12 meses. A alavancagem (representada pela relação entre dívida líquida e Ebitda ajustado) caiu para 3,17x, reforçando o compromisso da Companhia com uma operação financeiramente sustentável.
No campo ESG, o trimestre também foi positivo. A inclusão social mostrou aumento da diversidade: 46,7% de pessoas negras ocupam hoje cargos de alta liderança. A empresa também foi reconhecida, pelo 4º ano consecutivo, como a melhor do varejo alimentar para se trabalhar pelo Great Place to Work (GPTW).
O Assaí também atualizou a sua meta de emissões de gases de efeito estuda (GEE), que agora é alinhada à metodologia Science Based Targets Initiative (SBTi), para reduzir em 42% as emissões dos escopos 1 e 2 até 2030, considerando o parque de lojas do ano-base 2021.
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