De janeiro a março, o consumo nos supermercados em Minas Gerais registrou aumento de 2,01% na comparação com o mesmo período de 2024. É que mostra o Índice de Consumo dos Lares Mineiros de março, pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), com empresas de todo o estado. Quando comparado março deste ano com o mesmo mês de 2024, a pesquisa mostra aumento também, com variação positiva de 2,11%.
O Índice de Consumo dos Lares Mineiros é deflacionado pelo IPCA/IBGE e mostrou ainda que, em relação a fevereiro, houve expansão na demanda de 9,36%. “Este é um desempenho eminentemente influenciado pelo calendário”, explica o Presidente Executivo da AMIS, Antônio Claret Nametala. “Foram três dias a mais de vendas em março, além disso, tivemos cinco finais de semanas em março, contra quatro em fevereiro”, justifica.
Tradicionalmente, o final de semana, especialmente, o sábado é o período de maior demanda no setor.
O Presidente Executivo da AMIS avalia também que o crescimento em relação ao primeiro trimestre do ano passado está alinhado com a projeção do setor para o ano, que é avanço de 3,30% no consumo.
“É um desempenho que sinaliza que estamos alinhados com a projeção anual, porém, o primeiro trimestre é bastante atípico, porque inclui o período de férias e o carnaval, o que, para umas regiões é positivo, mas para outras significa a perda de consumidores”, pondera Claret. “De agora em diante, o consumidor estará mais livre das despesas de início de ano. Esperamos também um endividamento menor das famílias, o que pode nos dar mais previsibilidade quanto à demanda em nossas lojas”, explica.
Variação regional
Analisado a variação por regiões, no acumulado do trimestre o Indice de Consumo dos Lares Mineiros apresentou a maior variação positiva no Triângulo e Alto Paranaíba, com 2,52%. Já a menor ocorreu no Norte/Noroeste, com 1,34%.
Mais informações no anexo.
Arquivos anexos
Mais Lidas
-
04/06/2020 às 19:42
-
24/05/2022 às 12:40
-
19/03/2019 às 11:03
-
27/02/2019 às 11:35
-
18/11/2020 às 10:05